quarta-feira, 1 de abril de 2020

Viagem de Veteranos ao Nordeste Brasileiro

     Depois do sucesso da EXCURSÃO de Veteranos da AVCFN e “Sacomuchianos” ao Sul do País (Curitiba e Foz do Iguaçu, Clique AQUI e veja a matéria com fotos), foi a vez de visitar os Veteranos Fuzileiros Navais e amigos do Nordeste.
     Assim sendo, no dia 29 de setembro/2017, partiu do Rio de Janeiro em viagem particular por terra, os Veteranos Lucena, Dagoberto e Manoel, a fim de participarem do VII Encontro dos Veteranos do Nordeste, sediado pela Seção Regional de Fortaleza da Associação de Veteranos do Corpo de Fuzileiros Navais – AVCFN (Veja a matéria AQUI) e da Turma Pioneira das instalações atuais do Grupamento de Fuzileiros Navais de Natal – GptFNNa de 1971 (veja a matéria do encontro da Turma AQUI). 
     Na ida, visitaram as cidades de Caruaru/PE; Jardim do Seridó/RN; Caicó/RN e Por fim, Fortaleza/CE, onde participaram do citado Encontro. Já na volta, as cidades visitadas foram: Natal/RN; Recife, Caruaru e Ibimirim/PE; Mata de São João, Itabuna e Canavieiras/BA. 
     Em Jardim do Seridó, a visita foi ao Sr. Zé Leite, pai do Suboficial FN Iran; em Caicó foi a vez do Veterano Lucena matar as saudades de sua terra Natal; já em Fortaleza, ficaram hospedados na Área de Lazer do Veterano Guts, e, no dia 5/10 participaram de um belo Show na barraca do Chico do Caranguejo na Praia do Futuro; no dia seguinte 6/10, participaram de um delicioso jantar no apartamento do Veterano Guts, com a presença do Presidente e Vice-Presidente da AVCFN nacional, Imediato da EAMCE, Presidente da AVCFN/SR/CE, entre outros e Digníssimas famílias. O destaque no jantar foi a presença do Tenente 42.0259.3 Edmilson de Souza Moura com 94 anos de idade e gozando de sua saúde física e mental a todo vapor... ingressou na Marinha do Brasil em 1942, chegou a servir no Contratorpedeiro Bracuí (D-23). Já no dia 7/10 (sábado), foi o encontro dos Veteranos do Nordeste na EAMCE.
     Na volta, foi a vez do já citado encontro da Turma de 1971 do GptFNNa, em Natal/RN; em Recife foram recepcionados com um suculento churrasco em comemoração ao aniversário do Presidente da AVCFN/SR/Re, Veterano Rafael, na Sede Regional da AVCFN daquela capital e contou com a honrosa presença do Comandante da EAMPE com a Digníssima família, entre outros convidados. No itinerário de Recife para Caruaru, visitaram o Alambique da Cachaça Sanhaçu em Chã Grande/PE; em Caruaru/PE ficaram hospedados na casa do Veterano Manoel ‘Rapadura’, e, a convite dos empresário Sandro e Val, sobrinhos do ‘Rapadura’, foram saborear o tradicional BODE ASSADO no restaurante DIAMANTINO, localizado na Serra dos Cavalos, Distrito de Murici, Zona Rural de Caruaru/PE, de onde se tem uma vista fascinante de toda região; em Ibimirim/PE a recepção foi por conta do Sargento BRAGA da PMPE, primo do Manoel ‘Rapadura’, onde a saborosa galinha caipira, foi a atração; em Mata de São João/BA visitaram o Fazendeiro Agnaldo e Dona Vera, onde desfrutaram de belos momentos na fazenda; Em Itabuna/BA foi a vez de visitar o Veterano Haroldo Varjão, Emanuel (Melo) e o Eurí, Presidente do Itabuna Futebol Clube, onde foram recebidos no referido Clube com um delicioso almoço, e, estes dois últimos, acompanharam a comitiva até Canavieiras/BA na visita ao Veterano Mestre Jaime da Confraria do Aliado; e por fim, 24/OUT, regresso a base.
     Vale registrar um especial agradecimento a todos os ANFITRIÕES pela cordialidade que nos recepcionaram em todos os lugares visitados pela comitiva, assim como, aos demais Veteranos e amigos pelo carinho e amizade demonstrada durante nossas visitas...!
     Bravo Zulu!
     ADSUMUS!
     Por Lucio Lucena.
     Vice-Diretor de Comunicação da AVCFN, Editor do Blog.
     Veja a sequência das fotos:
Jardim do Seridó, casa do Sr. Zé Leite
Jantar no apartamento do Veterano Guts

Chico do Carangueijo
,Area de lazer do Veterano Guts
Tenente Moura - 94 anos
Praia de Iracema, na companhia do primo do lucena, Casé
Na sede da AVCFN/SR Re, no NIVER do Presidente Rafael
Alambique da Cachaça Sanhaçu
Casa do Empresário Val, boas cachaças e uma variedade de tira-gosto
Restaurante DIAMANTINO, na Serra dos Cavalos. Vista encantadora da região!
Saboreando um delicioso guisado de bode com o Empresário Sandro. 
Em Ibimirim, com o Sargento Braga e Digníssima esposa.

Em Mata de São João com o fazendeiro Agnaldo e Dona Vera
O famoso cantor Sandro marcou presença e afinou a viola na fazenda do Agnaldo.
No Clube do Itabuna com o Presidente Eurí e Digníssima esposa; Veterano Melo e amigos!
Veteranos Melo, Manoel Rapadura, Haroldo Varjão, Eurí e Lucena. Dagoberto foi o fotógrafo.
Em Canavieiras com o Veterano Mestre Jaime.

Um comentário:

Iran disse...

Parabéns aos nobres veteranos, por mais uma missão realizada com sucessos. Lembre-se que sempre será um honra recebe-los na querida Jardim do Seridó-RN, um forte abraço. Zé Leite e Família.